segunda-feira, 8 de março de 2010

Guerra Ao Terror é o vencedor do Oscar 2010






Neste domingo (7), a 82ª edição do Oscar consagrou o filme Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, que levou para casa seis estatuetas douradas sendo duas delas as principais e mais cobiçadas (Melhor Filme e Melhor Direção). As outras foram: Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Montagem. A cerimônia de entrega aconteceu no Kodak Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.



A diretora Katryn Bigelow foi a primeira mulher a levar um Oscar. Ela deixouAvatar no chão e mostrou aos estúdios de Hollywood que se pode fazer um bom filme sem ter de gastar muito.

Guerra ao Terror conta a história de uma unidade antibombas atuando no Iraque e foi lançado originalmente no Brasil (há dez meses) direto no formato DVD, tratamento normalmente oferecido a lançamentos cuja expectativa de sucesso de bilheteria é pequeno. O erro foi corrigido após as indicações do filme ao Oscar, com a atração chegando aos cinemas brasileiros.

Avatar, recordista mundial de bilheteria, saiu do evento como derrotado apesar de ter levado três estatuetas - Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Efeitos Visuais. São todos prêmios técnicos menores, muito pouco para quem esperava sair consagrado como Melhor Filme e Melhor Diretor (James Cameron).

Jeff Bridges ficou com o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho em Coração Louco. O ator era o grande favorito e não foi surpresa alguma sua vitória. Sandra Bullock também levou a estatueta de Melhor Atriz para casa porUm Sonho Possível. Embora as apostas em Sandra fossem grandes, a categoria estava muito disputada, inclusive com a premiada Meryl Streep entre as concorrentes. O curioso é que no mesmo domingo pela manhã, a melhor atriz do ano também recebeu o Framboesa de Ouro, que elege os piores do cinema.

Bastardos Inglórios, longa de Quentin Tarantino, concorria em oito categorias. Mas não foi dessa vez que as ousadias de seu diretor foram recompensadas. O filme ganhou apenas um, porém justíssimo Oscar, o de Melhor Ator Coadjuvante para Christoph Waltz.

Na também concorrida categoria de Melhor Animação, Up - Altas Aventuras, da Disney/Pixar foi a eleita, coisa que já era esperada. Os outros competidores com maiores chances eram O Fantástico Sr. Raposo e A Princesa e o Sapo, este último também da Disney.

- R7

0 comentários:

Postar um comentário