São PAULO – Após inúmeras tentativas frustradas, a Agência Espacial Americana desistiu de movimentar o veículo de exploração espacial Spirit, atolado há dez meses em Marte.
Após seis anos de exploração, a sonda não será mais um robô móvel, e sim uma estação fixa de pesquisa.
A saga do Spirit começou em 2006, quando uma de suas seis rodas parou de funcionar. Em novembro do ano passado, meses depois de ter ficado preso à uma superfície arenosa, outra roda pifou.
Com a aproximação do inverno em Marte, a equipe da NASA decidiu desistir de vez das tentativas de libertação (a campanha “FreeSpirit”). Isso porque a luminosidade deve ser insuficiente para alimentar os painéis solares do veículo.
O pouco de energia que resta deverá ser usado para melhor posicioná-lo para agüentar os meses de frio. Caso sobreviva ao período sem comunicação com a Terra (sem bateria não há como controlar a nave), a Spirit será transformada na estação de análise fixa.
A Spirit e a Opportunity chegaram em Marte em janeiro de 2004. Eles ultrapassaram sua missão original de 90 dias no planeta vermelho. A Opportunity está, no momento, explorando uma cratera chamada Endeavor.
(Info)
0 comentários:
Postar um comentário